quarta-feira, 27 novembro 2024

Projeto “Futebol de Rua pela Educação” atenderá 160 alunos da Luca Moore em Limeira

As aulas serão no contraturno escolar, uma vez por semana, no Centro Comunitário

POR REDAÇÃO

Foto: Adilson Silveira / Divulgação

Com a proposta de incentivar o desenvolvimento humano pela prática esportiva, o projeto “Futebol de Rua pela Educação” foi lançado nesta quarta-feira (3), no Centro Comunitário do Jd. Nossa Senhora do Amparo, em Limeira. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Arteris Intervias e o Instituto Futebol de Rua (contratado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte), com apoio da Prefeitura de Limeira. “Estamos sempre abertos a essas parcerias, sobretudo quando voltadas à ampliação da oferta de atividades esportivas e de melhoria da qualidade de ensino”, observou o prefeito Mario Botion.

Prestigiaram o evento, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, a vereadora Mariana Calsa, o diretor-superintendente da Arteris Intervias, Helvécio Tamm, a superintendente de Sustentabilidade da Concessionária, Cristiana Costa, o coordenador do projeto, Eber Cristian Dartora, além de alunos, professores e integrantes da direção da Emeief Profa. Maria Apparecida de Luca Moore, que foi comtemplada com a ação.

De acordo com o projeto, 160 alunos da Luca Moore, de 7 a 11 anos, terão aulas no contraturno escolar, uma vez por semana, no Centro Comunitário. No local, o tempo será dividido entre o estudo de temas variados, como educação no trânsito, cidadania, saúde, meio ambiente, entre outros, e as aulas de futebol. Erika Tank agradeceu a escolha de Limeira e ressaltou a importância da iniciativa. “As crianças são o futuro da nossa cidade e do nosso planeta, espero que essa nova geração se fortaleça com essa parceria”, afirmou. Falando sobre os benefícios do esporte no desenvolvimento das crianças, Zanon também elogiou o trabalho. “Parabéns por esse projeto que irá fomentar o esporte e a educação em Limeira”, completou.

O INSTITUTO
Criado em 2006, o Instituto Futebol de Rua está presente em 22 estados brasileiros, atendendo 8 mil crianças. Em Limeira, o projeto será desenvolvido ao longo de 12 meses. Para tanto, foram contratados dois professores pela entidade, um formado em Pedagogia e outro em Educação Física.

Durante os jogos, Dartora ressaltou que as crianças devem seguir três regras: fair play (manter o espírito esportivo), o drible vale mais que o gol (estímulo à criatividade) e jogo autoarbitrado (as próprias crianças resolvem eventuais conflitos que surgirem durante as partidas). “O esporte e a educação são duas ferramentas transformadoras”, frisou.

A vice-diretora da Luca Moore, Simone Bertanha, informou que a unidade venceu, no ano passado, o Projeto Escola Arteris, na categoria “Escola Destaque”. Por esse motivo, concorreu com outras 55 unidades, de 12 municípios, ao direito de receber o projeto e acabou sendo contemplada. “Com certeza, esse projeto dará muitos frutos”, finalizou a vice-diretora.

Foto: Adilson Silveira / Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também