Santa Bárbara d’Oeste é candidata à Rede de Cidades Criativas da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A candidatura foi anunciada na última quarta-feira (31), pelo prefeito Rafael Piovezan (PV), em suas redes sociais.
O município primeiramente foi aprovado no programa Cria SP – Cidades Criativas, etapa do Governo do Estado de São Paulo, e, posteriormente, formalizou sua candidatura ao Ministério das Relações Exteriores do Governo Federal, em parceria com os Ministérios da Cultura e do Turismo.
A participação na etapa nacional pode colocar Santa Bárbara entre as duas cidades em todo país, que serão indicadas para a disputa mundial. O projeto busca valorizar os municípios que utilizam a criatividade como estratégia para o desenvolvimento urbano sustentável.
A construção para esse momento se dá desde julho de 2022, quando, junto das cidades que já compunham a rede, Santa Bárbara participou da Conferência Internacional da UNESCO.
O tema principal da candidatura barbarense é o campo gastronômico. Para reunir informações sobre o assunto, diversos encontros foram realizados entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a iniciativa privada e a sociedade civil.
“Para a candidatura, lançamos o site do Creative City (colocar o link creativecity.culturasbo.com), com um dossiê do potencial gastronômico da cidade, com informações que constam no formulário de candidatura, fotos e vídeo oficial para que a população acompanhem nossas ações”, contou o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
O prefeito, Rafael Piovezan, contou que o vídeo para a candidatura buscou mostrar um pouco da história da cidade, e ainda valorizar a força da gastronomia barbarense. “O carinho e respeito pela nossa cidade são os combustíveis do nosso trabalho. Temos orgulho da nossa história e da nossa cidade!”, complementou.