Em meio a disputas pela pasta do Turismo e o futuro incerto da Ministra da pasta Daniela Carneiro, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se juntará na manhã dessa quinta-feira (15), com seus 37 ministros que compõem seu governo para ouvir um balanço geral de cada ministério durante o primeiro semestre do ano. Daniela também estará presente.
Lula vem sofrendo nos últimos dias, forte pressão do Partido União Brasil – partido que a Ministra faz parte – para o corte de Daniela da pasta, após ela solicitar para a Justiça Eleitoral a desfiliação do partido para a migração ao partido Republicanos. O Partido exige outro político no lugar de Daniela Carneiro.
Para o União Brasil, a ministra representa uma escolha pessoal de Lula e não mais os interesses da bancada.
Após reunião privada com Daniela na última terça-feira (13), a ministra ganhou um dia de fôlego para se preparar para o anúncio breve de sua possível demissão.
A Secom (Secretária de Comunicação) afirmou que a ministra seguia no comando da pasta, mas as notícias que circulam no Planalto é que essa reunião foi feita para que o presidente explicasse os motivos da saída de Daniela.
Segundo o prefeito de Belford Roxo e esposo de Daniela Carvalho, Wagner dos Santos, o Waguinho (Republicanos), Lula e Daniela haveriam chorado durante a reunião. O petista havia dito a Daniela que não queria sua saída, mas que haviam impasses partidários que precisavam ser aguardados.
Lula estaria preparando uma saída honrosa para a ministra após a reunião de hoje, dando a ela a oportunidade de apresentar todo o seu trabalho e resultados no comando da pasta.
Ainda não há indícios se Lula mudará de ideia ou realizará o anúncio da troca de ministros ainda hoje. O União Brasil indica para representar a bancada no Governo Federal, o deputado federal pelo Pará, Celso Sabino. Segundo divulgado pelo UOL, Lula já havia avisado seus assessores sobre a mudança de ministros.