O DPBEA (Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal de Hortolândia, tem direcionado esforços para promover a incentivo de adoção responsável de animais de estimação na região.
Através do projeto “Adote um Amigo”, o DPBEA faz uma ponte para que animais resgatados – entre cães e gatos – possam garantir um lar acolhedor. O abrigo hoje aloja cerca de 140 cães e 60 gatos.
Para aqueles interessados em adotar um novo animal de estimação, basta se dirigir ao DPBEA, localizado na rua Athanázio Gigo, 60, Chácaras Recreio 2.000. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Para adotar um dos animais abrigados pelo órgão, é necessário ter 18 anos ou mais e apresentar um documento de identificação com foto (RG ou CNH), juntamente com um comprovante de residência. Além disso, é preciso assinar um termo de guarda responsável do animal.
Segundo a prefeitura do município, os animais disponíveis para adoção no DPBEA passam por vermifugação, são vacinados contra a raiva e castrados antes de serem adotados. De acordo com a veterinária do departamento, Érika Christiane da Silva, o objetivo principal da campanha é reduzir o abandono de animais na cidade e encontrar um novo lar para cada um deles.
“É fundamental que tenhamos sensibilidade e vontade de adotar um animalzinho. Muitos deles estão precisando de um lar, amor e carinho”, complementa a doutora.
Marcia Barbosa, moradora do bairro Jd. Sumarezinho, conta que agora com a adoção da cachorrinha Maria, sua casa mudou completamente. “É incrível como eles mudam nosso lar, trazem muito amor e alegria para a gente. Eu estou muito feliz com minha atitude generosa e espero que as pessoas também realizem essa ação, pois existem muitos animais que continuam precisando de um lar”, destaca a moradora.
Para uma adoção responsável, o DPBEA de Hortolândia destacou alguns dos cuidados e dicas para ter um animalzinho em casa. Confira:
- Não deixe o animal de estimação solto na rua;
- Esteja disposto a dedicar tempo para cuidar do animal e oferecer-lhe afeto e atenção;
- Mantenha o animal sempre usando uma coleira com uma identificação contendo o seu nome e número de telefone;
- Certifique-se de ter um espaço adequado em sua residência, levando em consideração o porte do animal;
- Realize visitas regulares ao veterinário para garantir a saúde e o bem-estar do animal;
- É importante lembrar que abandonar e maltratar animais é considerado crime de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98. Casos de maus-tratos podem ser denunciados diretamente ao DPBEA pelos telefones 3897-3312 ou 3897-5974.