sexta-feira, 22 novembro 2024
PROVÃO PAULISTA

Estado terá novo modelo de ingresso na USP, Unicamp e Unesp

“Vestibular” criado pelo Governo de SP será aplicado nos três anos do ensino médio e terá nota acumulativa
Por
João Victor Viana
Foto: Divulgação | Unicamp

Os estudantes do ensino médio ganharam uma nova alternativa para conseguirem ingressar nas universidades públicas do estado, USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Trata-se do Provão Paulista.

A nova modalidade de “vestibular”, desenvolvida pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação, será aplicada nas três séries do ensino médio. A ideia é gerar o resultado através de nota acumulativa dos três anos.

Porém, a aplicação já começa neste ano, em novembro. Nesse caso, alunos que se formarem ao fim de 2023 só poderão usar a nota de uma prova. Em 2024, os estudantes acumulam os resultados do segundo e terceiro ano. Já em 2025, o Provão chega ao seu padrão ideal e classifica os alunos através do acumulativo das três séries.

Segundo o governo, a estratégia de avaliar os alunos durante os três anos serve também como combate ao abandono e evasão das aulas.

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, disse que este é um momento histórico. “Não estamos apenas dando acesso ao ensino superior, estamos dando acesso às melhores universidades do país. A Educação de São Paulo se orgulha de liderar esse processo de inclusão”, afirmou.

VAGAS
Segundo informações das instituições, a USP deve reservar 1.500 vagas, sendo 555 destinadas a estudantes pretos, pardos e indígenas.

A Unesp tem a previsão de oferecer 980 oportunidades, das quais 343 vagas serão para alunos pretos, pardos e indígenas.

Ainda é necessária a confirmação da Unicamp sobre quantidade de vagas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também