O jogo entre Palmeiras e Flamengo, marcado originalmente para este domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, está adiado. O TRT (Tribunal Regional do Trabalho) do Rio de Janeiro acatou o pedido feito pelo Sindeclubes e a partida acontecerá em uma nova data. De acordo com a decisão, há uma multa de R$ 2 milhões em caso de descumprimento, “a ser revertida para instituições de saúde no combate ao Covid-19”.
Ao todo, o Flamengo tem 19 jogadores infectados com o coronavírus, fora membros da comissão técnica, do departamento de futebol e dirigentes. O surto de contágio aconteceu durante a passagem da delegação pelo Equador, onde a equipe do técnico Domènec Torrent encarou o Independiente del Valle, no último dia 17, e o Barcelona de Guayaquil, na última terça-feira, pela Libertadores.
RIVALIDADE
Últimos vencedores do Brasileiro, Palmeiras e Flamengo alimentam uma rivalidade que cresceu nos anos recentes, com episódios dentro e fora de campo. O duelo deste domingo, agora adiado, seria mais um cercado de animosidade antes mesmo de a bola rolar.
Vivendo um surto de Covid-19 em seu elenco, o clube rubro-negro pediu o adiamento do jogo à CBF e iniciou uma queda de braço com o time alviverde, que não se sensibilizou com o apelo e bateu o pé para que o confronto fosse confirmado para este final de semana.
Até o momento, o Flamengo tem 19 jogadores infectados. Incluídos membros da comissão técnica e dirigentes, o número chegava a 27, entre eles o treinador Domènec Torrent e o presidente Rodolfo Landim.
Os desfalques e o risco de novas infecções motivaram o pedido de adiamento, frustrado pela CBF. A confederação apontou que a agremiação “dispõe de elenco suficiente para a realização da partida” e adotou o que chamou de “medida mais adequada e isonômica” -solicitações semelhantes foram anteriormente indeferidas, e atender a do atual campeão agora seria problemático.
O departamento jurídico do clube da Gávea ainda apelou ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), sem sucesso, e não teve empatia por parte do adversário. O presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, apontou que o protocolo estabelecido para a competição prevê esse tipo de situação.
Diante da resistência do adversário e da negativa da CBF, o Flamengo não teve escolha a não ser acionar garotos. Oito do grupo sub-20 foram chamados para integrar a equipe profissional e estão à disposição para mais um confronto cercado de tensão.
FLUMINENSE
Depois do Flamengo, o Fluminense é mais um clube a ter um surto de contágio de Covid-19 no elenco. Ao menos nove jogadores testaram positivo em exames que tiveram os resultados divulgados neste sábado (26).
Até esta tarde, a reportagem conseguiu confirmar dois nomes: o meia Miguel e o volante Martinelli.
“A maioria dos atletas que testaram positivo estão assintomáticos. Alguns apresentam sintomas leves, como dores no corpo, mas nada preocupante. Todos já estão cumprindo a quarentena”, declarou o médico tricolor Douglas Santos à reportagem.