A Rede TodoDia flagrou um morador de Santa Bárbara d’Oeste soltando pipa com linha cerol na tarde desta terça-feira (25), no bairro Jardim Europa. Apesar de ser considerado crime, ele admitiu o uso da linha cortante. Nesta segunda-feira (24), a reportagem encontrou crianças usando o material no mesmo local.
Na última quinta-feira (20), o motociclista Cremildo Aparecido Ferraz, de 52 anos, faleceu em Sumaré após sofrer um corte no pescoço provocado por linha de cerol. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. No início deste mês, o advogado e motociclista Antonio Carlos Rogano, de 54 anos, foi atingido por uma linha de pipa na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana, e levou 40 pontos na região dos supercílios.
Dados divulgados pela Campanha ‘Cerol Não’ mostram que 27% dos 127 acidentes com cerol envolvendo motociclistas foram fatais. Das informações coletadas em veículos de imprensa em todo o Brasil, o estudo registra 223 vítimas de linha cortante no país desde 2013. Ainda segundo o estudo, 205 casos ocorrem em área urbana e 18 em Rodovias.
A Legislação proíbe o uso, posse, a fabricação e a comercialização de linhas cortantes compostas de vidro moído conhecido como cerol. A Lei prevê multa de quase R$ 1,7 mil para a pessoa física e R$ 171,3 mil no caso de comércios. Além da possibilidade de responder criminalmente.