Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas em acidente em uma empresa na cidade de Palotina, no Paraná, após uma explosão de um silo de armazenamento de milho, nesta quarta-feira (26), por volta das 17h.
Segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, dez vítimas ficaram gravemente feridas. O IML (Instituto Médico Legal) confirmou a oitava morte na manhã desta quinta-feira (13). Há um desaparecido entre as vítimas. Todos os feridos foram encaminhados para hospitais da região e da capital, em Curitiba.
Para a realização do resgate, participaram cerca de 35 bombeiros militares de todas as cidades da região, que começaram o atendimento e 14 bombeiros do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), equipe especializada da corporação, além de cães, foram enviados no fim da noite e começo da madrugada da Capital para Palotina para a continuidade das buscas.
De acordo com o major Zajac, a explosão ocorreu no interior do túnel de um dos silos da cooperativa agroindustrial C.Vale. Na sequência, se estendeu a outros três tuneis interligados.
Segundo os oficiais, as causas da explosão ainda estão sendo investigadas pelos peritos da polícia científica. Mas, há hipóteses que o acidente seria motivado por decorrência das substâncias presentes no local que poderiam ter servido de combustível para a explosão.
A C.Vale, empresa responsável pelo silo, divulgou uma nota sobre o ocorrido. Segundo a empresa, as causas da explosão ainda não foram identificadas.
“No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas”, diz nota.
O governo estadual se solidarizou pelas mortes e diz estar em alerta e que não medirá esforços necessários para prestar todo o suporte necessário para a cidade e os moradores neste momento.
O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), que está em viagem oficial aos Estados Unidos, lamentou profundamente o ocorrido. “O povo do Paraná é solidário aos familiares e amigos dessas vítimas que partiram enquanto estavam trabalhando”, afirmou.
O governador em exercício Darci Piana (PSD) se deslocou ao município nesta quinta-feira para prestar pessoalmente toda solidariedade do Estado aos moradores da região, amigos e familiares das vítimas da explosão. “É um momento muito triste para o nosso Estado. Reforço meu apoio e minha solidariedade aos cooperados da C.vale e suas famílias. O Governo do Estado não medirá esforços para ajudar as pessoas impactadas pela tragédia”, afirmou.
Segundo a Polícia Civil de Palatina, sete das vítimas eram haitianos e um era brasileiro, todos eram homens. Confira os nomes e idades:
- Michelet Louis – 41 anos (haitiano)
- Jean Michee Joseph – 29 anos (haitiano)
- Jena Ronald Calix – 27 anos (haitiano)
- Donald ST Cyr – 24 anos (haitiano)
- Wicken Celestin – 55 anos (haitiano)
- Eugênio Metelus – 53 anos (haitiano)
- Reginaldo Gegrard – 30 anos (haitiano)
- Saulo da Rocha Batista – 53 anos (brasieliro)