Na tarde de sábado (29), o piloto de Kart João Alécio venceu pela primeira vez, a segunda maior competição do kartismo nacional promovida pela CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).
Foi uma das maiores largadas da Copa Brasil da Final da F4, do início ao fim. Os pilotos Gabriel Fernandes, Heitor Dall´Agnol e João Alécio comandaram os primeiros momentos da corrida, enquanto Yassin Aboobakar, Heitor Vasconcellos e Gui Bittencourt vinham atrás.
No decorrer da competição, os dois pelotões se aproximaram e as trocas de posições e de líder começaram a ser mais constantes. Nas últimas voltas, por um pequeno enrosco foi tirado dois pilotos do primeiro pelotão.
E quando acharam que eles estavam fora da disputa, os ataques e defesas dos três primeiros pilotos deixaram que os outros dois chegassem de novo à luta pelo título.
As últimas curvas foram agitadas, com direito a um “chega pra lá” na entrada reta, uma atitude punida e que teve inicialmente a vitória de Heitor Vasconcellos, João Alécio ficando em segundo, Yassin Aboobkar em terceiro, Gabriel Fernandes em quarto e Heitor Dall´Agnol em quinto.
Mas, depois das fiscalizações e decisões de comissários, o piloto Heitor Vasconcellos foi desclassificado, por uma irregularidade técnica e o piloto Gabriel Fernandes desclassificado por uma atitude antidesportiva, além de outras punições colocadas a diversos pilotos.
E João Alécio, um dos que ficaram fora da briga pelo título nas últimas voltas e que tinha ficado em segundo lugar na pista, foi declarado o campeão. Yassin sendo o vice-campeão. E ficando em terceiro Heitor, Bittencourt em quarto e Nicollas Loretti em quinto, depois de vencer 27 concorrentes.
O pai de João Alécio contou como o filho ficou feliz e emocionado com a vitória do primeiro título nacional. “A gente está muito feliz. João comemorou bastante, foi uma vitória suada e sofrida, porque ele chegou em segundo, mas o primeiro acabou sendo desclassificado e ele foi declarado campeão”, disse o pai, Ricardo Alécio