Como nas demais edições do Santa Bárbara Rock Fest, o festival independente trará inúmeras ações de conscientização e promoção da preservação do meio ambiente, envolvendo diretamente o público. Com entrada gratuita, o evento será nos dias 25, 26 e 27 de agosto, no Complexo da Usina Santa Bárbara.
E edição deste ano contará com a distribuição de eco copos exclusivos do evento, com o objetivo de incentivar uma nova cultura de consumo. O público poderá retirar o brinde após a participação em ativações de cada marca. Também será possível viver um “Momento Rockstar”, tirando uma foto no palco ‘instagramável’ em frente ao palco Gig. Após o registro, a pessoa receberá seu eco copo. As imagens ficarão disponíveis nas mídias sociais do festival no Facebook /rockfestsbo.
A outra maneira de ganhar o copo é pedalando. Com foco na energia sustentável, a Unimed trará bicicletas que ligarão liquidificadores, onde prepararão um suco natural que será servido no próprio copo do festival. Este segundo stand estará localizado em frente ao palco Água.
Como nos anos anteriores, o festival terá uma estrutura sustentável, com lixeiras específicas para coleta de resíduos inservíveis separadas do material orgânico. Somente no ano passado, equipes da cooperativa recolheram uma tonelada de resíduo reciclado durante os três dias de evento. Apenas em alumínio foram reciclados 780 kg, sendo que cada 1 mil kg de alumínio reciclado significa 5 mil kg de minério bruto (bauxita) poupados.
“A cada edição o Santa Bárbara Rock Fest vem criando iniciativas para fazer com que a sustentabilidade tenha destaque dentro do festival. A adoção de copos reutilizáveis faz com que o nosso evento seja consciente e reduza a quantidade de lixo gerado”, concluiu o secretário de Cultura e Turismo, Evandro Felix.
Apresentando as atrações principais: Crypta, CPM 22, Supercombo, Biquini, Detonautas e Os Paralamas do Sucesso, a edição 2023 do Santa Bárbara Rock Fest conta com realização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa.