sábado, 20 abril 2024

Dalben tenta evitar cortes no hospital

O deputado estadual Dirceu Dalben (PL) informou ter feito apelos ao governo do Estado para evitar contingenciamento de recursos que podem causar o fechamento da enfermaria pediátrica e da ala oftalmológica do Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini, em Sumaré.

Nesta sexta-feira (8) ele reforçou pedido feito em dezembro do ano passado para que cortes não afetem o atendimento no hospital.

“Serviços de saúde precisam de investimentos, de recursos, de ferramentas que permitam o melhor atendimento à população. Vamos fazer o que estiver ao nosso alcance, do ponto de vista legal e legislativo, para suspender eventual contingenciamento e evitar prejuízos às famílias que tanto precisam dos serviços pediátricos e oftalmológicos do HES”, destacou Dalben.

Levantamento técnico feito pelo gabinete do parlamentar, apresentado ao secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, aponta que o HES prestou 2.259.062 de atendimentos de internações, urgências, cirurgias, partos, consultas de ambulatório, exames de imagem e laboratoriais, entre 2012 2019.

Em 2019, o HES registrou 15.679 internações de pacientes. Em 2012, o mesmo serviço atendeu 12.900 pessoas, ou seja, um aumento de 21,5% na demanda. As consultas ambulatoriais tiveram um salto de 26% no mesmo período, assim como os atendimentos de urgência que registraram aumento de mais de 11%.

O TODODIA trouxe na edição deste sábado (9) reportagem sobre a medida adotada pelo presidente da Câmara de Sumaré, William Souza (PT), que entrou com representação no Ministério Público contra o corte dos gastos que impactará no hospital regional.

A reportagem procurou a assessoria da Unicamp e do hospital, mas não houve manifestação até o encerramento desta matéria.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também