
O Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos no Brasil é comemorado anualmente no dia 30 de janeiro. Essa data foi escolhida em homenagem à publicação da primeira história em quadrinhos brasileira, “As Aventuras de Nhô-Quim”, em 1869, pelo cartunista Angelo Agostini.
Os quadrinhos abrangem uma vasta gama de gêneros e estilos, incluindo drama, romance, ficção científica, fantasia, terror, biografia e até mesmo jornalismo. As tirinhas, por exemplo, são uma forma popular de quadrinhos que muitas vezes abordam temas cotidianos com humor e crítica social. Elas têm o poder de influenciar e inspirar artistas de diversas áreas, incluindo caricaturistas.
Quadrinhos são histórias mais longas, geralmente publicadas em revistas ou livros, e podem abranger uma ampla gama de gêneros. Já as tirinhas são histórias curtas, compostas por poucos quadros, e são frequentemente publicadas em jornais, revistas ou online. Elas costumam abordar temas cotidianos com humor e crítica social.
Elizeu Ferreira, artista de caricaturas, relembra que no início de sua carreira, os jornais eram uma forma de contato com a arte. A partir de então, montou seu próprio compilado de recortes de tirinhas, em jornais e revistas. Esse caderno foi o “ponto de inspiração” para o artista.
Hoje, a criança que sonhava em fazer arte encontrou nas caricaturas uma forma de se expressar. “É a realização de um sonho”, comenta Elizeu sobre o que a arte significa em sua vida. As caricaturas foram uma ramificação que permitiu tornar possível o sonho de um menino, hoje um artista.