Os alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) Trajano Camargo, de Limeira, estão desenvolvendo um novo modelo de bafômetro, uma alternativa menos poluente e economicamente mais viável do que o utilizado hoje em dia. A ideia é dos estudantes do curso técnico de Química, Adrean Araujo de Souza, Ana Beatriz de Souza Sales e Geovana Alves Tencatti, sob orientação dos professores Jéssica Carolina Paschoal de Macedo e Ricardo Francischetti Jacob.
A primeira dificuldade dos jovens cientistas foi conseguir uma mudança de coloração rápida e visível, que indicasse a presença de etanol com a mesma eficiência do processo atual. Superada essa fase, o grupo passou a desenvolver um protótipo com modelo similar ao empregado atualmente, que já apresenta fácil utilização e visualização de resultados.
“O trabalho foi elaborado a partir do interesse pela problemática ambiental. Nosso objetivo é reduzir os impactos causados pelos compostos tóxicos presentes na composição do bafômetro descartável utilizado atualmente”, explica a professora de Química e orientadora dos trabalhos de conclusão de curso, Jéssica Macedo, em nota oficial.
Bafômetro é o nome dado ao equipamento usado pelas polícias de trânsito de todo o país para medir o índice de álcool consumido pelos motoristas por meio da expiração.
No modelo atual são usados dicromato de potássio e do ácido sulfúrico, dois componentes químicos nocivos ao meio ambiente, especialmente na hora do descarte.
“Estamos buscando as mesmas reações, porém com materiais menos poluentes, que não empregam o cromo, um metal muito tóxico. Nosso bafômetro também produz uma taxa de efluentes, ou seja, gera menos resíduos”, conta a professora em nota oficial.
O bafômetro foi um dos seis trabalhos da Etec Trajano Camargo selecionado entre os 100 projetos finalistas da 11ª Mostra de Ciências e Tecnologia do Instituto 3M. A avaliação foi feita a partir da apreciação detalhada de todo o material produzido pelas equipes (relatório, pôster, diário de bordo, maquete ou protótipo), além de apresentação oral e desenvoltura em responder questões formuladas pelos avaliadores.