
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária continuará verde durante o mês de março, não havendo custos adicionais nas contas de energia elétrica.
De acordo com a Aneel, a medida reflete as condições favoráveis de geração de energia no país. A bandeira verde está em vigor desde dezembro de 2024. O aumento das chuvas contribuiu para a recuperação dos níveis dos reservatórios e melhorou as condições de geração das usinas hidrelétricas. Como resultado, o acionamento das usinas termelétricas, que geram energia a um custo mais alto, tornou-se menos necessário.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de refletir os custos variáveis da geração de energia elétrica. As bandeiras são classificadas por cores e indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia utilizada em residências, comércios e indústrias.
Com a bandeira verde, não há acréscimos na conta de luz. Já nas bandeiras vermelha ou amarela, há um aumento no valor da conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.