O Banco Central do Brasil divulgou o Ranking de Reclamações do 3º trimestre de 2024. O Ranking é dividido em duas categorias: Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento, divulgado trimestralmente e de Reclamações contra administradoras de consórcios, divulgado semestralmente.
Entenda o Ranking de Reclamações
A lista é formada a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet (Fale Conosco), telefone (145) e correspondência.
O BC analisa uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas. Quando há indício de descumprimento de normas, a reclamação é classificada como procedente.
O BC não atua nos casos individuais, mas essas avaliações são importantes subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.
Reclamações mais frequentes por assunto / 3º trimestre/2024:
1º lugar – Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais / 10.394;
2º lugar – Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito / 5.298;
3º lugar – Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito / 2.437
Participam do Ranking: bancos (comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos), sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.
O ranking é dividido em duas categorias:
⦁ Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
⦁ Ranking de administradoras de consórcio
Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
Divulgado a cada três meses, em duas listagens:
⦁ Top15 Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento
Posição | Instituição | Índice | Reclamações Procedentes | Clientes |
1º | Pagbank/Pagseguro | 104,88 | 3.423 | 32.633.574 |
2º | C6 Bank | 84,49 | 2.596 | 30.719.069 |
3º | Inter | 74,11 | 2.515 | 33.931.240 |
⦁ Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento
O Top15 inclui as quinze instituições com maior número de clientes. A listagem “Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento” inclui as outras instituições que tenham trinta ou mais reclamações reguladas procedentes no período.
É possível consultar a relação de instituições que tiveram menos de trinta reclamações procedentes.
Posição | Instituição | Índice | Reclamações Procedentes | Clientes |
1º | Stark | 69.117,07 | 99 | 1.439 |
2º | Banco Inbursa S.A | 2.218,85 | 647 | 291.382 |
3º | Lecca Crédito, financiamento e investimento S/A | 1.832,91 | 59 | 32.080 |
Ranking de administradoras de consórcio
Divulgado a cada seis meses, inclui todas as administradoras de consórcio que tenham seis ou mais reclamações reguladas procedentes no período.
É possível consultar a relação de administradoras de consórcio que tiveram menos de seis reclamações reguladas procedentes.
Posição | Administradora de consórcio | Índice | Reclamações reguladas procedentes | Consorciados |
1º | Alpha administradora de consórcio LTDA | 3.782,34 | 44 | 11.633 |
2º | Reserva administradora de consórcio LTDA | 2.620,80 | 16 | 6.105 |
3º | BP administradora de consórcio LTDA | 2.256,91 | 24 | 10.634 |