sexta-feira, 27 dezembro 2024
ECONOMIA

BC divulga o Ranking de Reclamações

O Ranking é formado a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central: internet, telefone e correspondência
Por
Vitória Silva
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Banco Central do Brasil divulgou o Ranking de Reclamações do 3º trimestre de 2024. O Ranking é dividido em duas categorias: Reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento, divulgado trimestralmente e de Reclamações contra administradoras de consórcios, divulgado semestralmente.

Entenda o Ranking de Reclamações
A lista é formada a partir das reclamações registradas pelos cidadãos nos canais de atendimento do Banco Central (BC): internet (Fale Conosco), telefone (145) e correspondência.

O BC analisa uma amostra das reclamações respondidas pelas instituições reclamadas. Quando há indício de descumprimento de normas, a reclamação é classificada como procedente.

O BC não atua nos casos individuais, mas essas avaliações são importantes subsídios para aprimoramento das ações de supervisão, regulação e educação financeira.

Reclamações mais frequentes por assunto / 3º trimestre/2024:

1º lugar – Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais / 10.394;
2º lugar – Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito / 5.298;
3º lugar – Irregularidades relativas à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito / 2.437

Participam do Ranking: bancos (comerciais, múltiplos, cooperativos, de investimentos), sociedades de crédito, financiamento e investimento (SCFI), instituições de pagamento e administradoras de consórcio.

O ranking é dividido em duas categorias:
⦁ Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
⦁ Ranking de administradoras de consórcio

Ranking de bancos, financeiras e instituições de pagamento
Divulgado a cada três meses, em duas listagens:

⦁ Top15 Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento

  Posição        Instituição      ÍndiceReclamações Procedentes    Clientes
1º Pagbank/Pagseguro104,883.42332.633.574
C6 Bank84,492.59630.719.069
Inter74,112.51533.931.240

⦁ Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento

O Top15 inclui as quinze instituições com maior número de clientes. A listagem “Demais Bancos, Financeiras e Instituições de Pagamento” inclui as outras instituições que tenham trinta ou mais reclamações reguladas procedentes no período.

É possível consultar a relação de instituições que tiveram menos de trinta reclamações procedentes.

    Posição        Instituição        ÍndiceReclamações         Procedentes    Clientes
1º Stark69.117,07991.439
2º Banco Inbursa S.A2.218,85647291.382
3º Lecca Crédito, financiamento e investimento S/A1.832,915932.080

Ranking de administradoras de consórcio

Divulgado a cada seis meses, inclui todas as administradoras de consórcio que tenham seis ou mais reclamações reguladas procedentes no período.

É possível consultar a relação de administradoras de consórcio que tiveram menos de seis reclamações reguladas procedentes.

        PosiçãoAdministradora de consórcio                  ÍndiceReclamações reguladas procedentes  Consorciados
1º Alpha administradora de consórcio LTDA3.782,34                  44          11.633
2º Reserva administradora de consórcio LTDA2.620,80
         16

         6.105
3º BP administradora de consórcio LTDA2.256,91
         24

       10.634
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