domingo, 4 maio 2025
DIA DAS MÃES

Cerca de 20% dos consumidores já se endividaram com presentes

Segundo levantamento do Procon-SP
Por
Redação
O levantamento mostra que 56,1% dos entrevistados preferem o uso do cartão de crédito para presentear as suas mães. Foto: Reprodução

Um em cada cinco consumidores paulistas (20,8%) que pretendem adquirir produtos no Dia das Mães este ano já se endividaram ao comprar um presente para esta data, de acordo com consulta virtual do Procon-SP. Decretada há 93 anos no País, esta é uma das datas mais importantes para o comércio varejista brasileiro, junto com o Natal e a Black Friday.

O levantamento também apontou que 56,1% dos entrevistados preferem o uso do cartão de crédito para presentear as suas mães, o que requer alguns cuidados para que a compra não se transforme em dívida. Especialistas do Procon-SP recomendam que o consumidor deve evitar compras por impulsos para não comprometer o seu orçamento, além de se planejar e pesquisar bastante.

A consulta, que teve objetivo de verificar a intenção de compra dos consumidores nesta data, considerou as respostas de 464 consumidores que acessaram o site da Fundação entre 25 de março e 17 de abril. 

Preferências de compras

Em uma lista estimulada de 18 produtos, as três primeiras escolhas por quem costuma presentear as mães nesta data são: perfumes e artigos de beleza e cosméticos (11,7%), roupas (11,2%), além de calçados, bolsas e acessórios (8,9%). 

“Nesse sentido, observamos que os consumidores cada vez mais dão preferência a presentes de uso pessoal e de alto valor simbólico, pois enfatizam a personalidade e autoestima de suas mães”, destaca a diretora Adjunta de Estudos e Pesquisas do Procon-SP, Elaine da Cruz.

Ela complementa que tais opções corroboram que quase um terço dos respondentes preveem comprar presentes de até R$ 100,00. Já no final da lista de itens, encontram-se eletrodomésticos, utensílios domésticos ou artigos de informática, incluindo o celular – todos abaixo de 4,5% das opções escolhidas.

Relações de consumo

Para esta data, os consumidores confirmam realizar pesquisas prévias de valores (82,9%) em compras entre R$ 100,00 e R$ 500,00 (56,9%), realizar pagamentos através de cartão de crédito (56,1%) ou Pix (23,0%), e optando por comprar em lojas físicas (52,4%) – dado interessante, em função do crescimento do e-commerce. 

Em função da relevância da data, os especialistas do Procon-SP orientam para que os consumidores pesquisem bastante antes de comprar, e observem com atenção os preços e condições de pagamento e parcelamento.

Nas compras on-line, atenção para os prazos de entrega, já que por haver grande volume de pedidos, as empresas podem ter problemas de logística para entregar os produtos comprados no prazo.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também