Este hábito, ainda não plenamente integrado na rotina dos brasileiros, desempenha um papel crucial na prevenção de condições como hipertensão, problemas cardíacos, e diversos tipos de câncer.
O Dr. Humberto Freitas, cardiologista ressalta: “a bateria de exames do check-up não só analisa os fatores de risco à saúde, mas também oferece orientações para mudanças no estilo de vida, constituindo-se na forma mais eficaz de prevenção de doenças. A transição para o período de festas ou o início do ano novo é uma excelente oportunidade para adotar esse hábito”.
Ele destaca a importância do check-up anual na descoberta precoce de doenças como diabetes, hipertensão, colesterol elevado e vários tipos de câncer, que muitas vezes estando em estágio inicial, são assintomáticas. “Identificar essas condições ou suas tendências precocemente pode impedir seu desenvolvimento. Além disso, permite a correção de hábitos e a adoção de rotinas que promovem a qualidade de vida. Tornar o check-up um compromisso anual é crucial”, explica o médico.
Exames comuns incluídos no check-up são:
- Hemograma;
- Aferição da pressão arterial, peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC);
- Exames de urina e fezes;
- Avaliação do colesterol total e frações;
- Glicemia em jejum;
- Análise de ureia, creatinina e ácido úrico;
- Verificação das enzimas hepáticas (TGO e TGP);
- Eletrocardiograma, ecocardiograma e teste ergométrico;
- Teste de pressão arterial;
- Mamografia e Papanicolau (para mulheres);
- Colonoscopia (para homens e mulheres acima de 50 anos);
- PSA e exame de próstata (para homens acima de 50 anos);
- Ultrassom de abdome total (para tabagistas e pessoas com histórico de aneurisma de aorta abdominal).
Além desses exames, o médico pode realizar exames físicos, de imagem ou específicos, considerando o histórico e as necessidades individuais de cada paciente. “O check-up anual é um processo contínuo que requer uma comunicação aberta com o médico. Todas as preocupações ou problemas de saúde devem ser discutidos durante as consultas”, aponta Dr. Humberto Freitas.