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quinta-feira, 10 abril 2025
INFORMAÇÕES EXPOSTAS

Como agir em caso de vazamento de dados?

No último ano, houve um aumento de 140% nos ataques digitais direcionados a pequenas e médias empresas no Brasil.
Por
Carla Mendrot
Foto: Divulgação / vazamento de dados pixabay

Em contexto de ameaças cibernéticas, um dos principais riscos é o vazamento de dados sensíveis, que pode ocasionar prejuízos aos clientes e às companhias.

Veja algumas medidas que o próprio consumidor pode tomar para mitigar danos.

1º Entrar em contato com a empresa
A primeira ação é entrar em contato com a empresa que sofreu o vazamento de dados. A organização é a fonte primária de informações sobre o vazamento e as ações a serem tomadas, portanto, é crucial estabelecer essa comunicação.

2º Estar ciente dos riscos
Após um vazamento de dados, os clientes podem enfrentar vários riscos imediatos, como roubo de identidade, phishing e acesso não autorizado a contas. É importante estar por dentro das possíveis ameaças para evitar cair em golpes ou se proteger de fraudes.

3º Adotar medidas de proteção

  • Criar senhas complexas e únicas;
  • Ativar a autenticação de dois fatores;
  • Manter o software e os sistemas atualizados;
  • Ter cautela ao clicar em links e anexos;
  • Utilizar antivírus confiáveis;
  • Fornecer informações pessoais com cautela;
  • Monitorar constantemente atividades nas contas bancárias;
  • Revisar e ajustar as configurações de privacidade em redes sociais.

4º Acionar os órgãos
Além da empresa afetada, existem várias entidades e autoridades com as quais o consumidor pode entrar em contato para obter assistência e orientação.

Seguindo essas dicas, o consumidor se protege dos riscos associados a vazamentos de dados e minimiza os danos caso seus dados sejam expostos.

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