sexta-feira, 3 julho 2026

Como problemas na visão podem prejudicar a alfabetização?

Oftalmologista explicou como o excesso de telas altera a formação do olho da criança
 

Além dos impactos na saúde, na economia e no meio social que a pandemia causou, a saúde da visão também foi muito prejudicada, principalmente das crianças que ainda estão na fase da formação ocular.

A oftalmologista Isabela Romano, explica que com a quarentena as atividades chamadas de “in door”, ou seja, dentro de casa cresceram muito e, consequentemente, o tempo em frente às telas também aumentou. Nesta pandemia a tv, o celular e o computador passaram a ser usados pelas crianças como ferramenta de estudo e como entretenimento.

Mas ao exceder o tempo recomendado de tela por dia, a saúde ocular começa a ser prejudicada, afetando outros setores da vida da criança. Dependendo da idade, a visão pode afetar no processo de aprendizado e principalmente na alfabetização.

“Falando da criança míope, que tem dificuldade em enxergar para longe, na escola ele não vai conseguir enxergar direito a lousa, muitas vezes atrapalhando o aprendizado. E às vezes ele acaba não falando e acaba passando despercebido. Em outros momentos ele está fazendo atividades que utilize muito a visão de perto, às vezes não percebe muito. O problema de visão também pode ser confundido como distração durante a aula. Por isso é importante a avaliação oftalmológica”, revela a doura.

A médica explica como o uso excessivo do celular pode impedir o desenvolvimento dos olhos. Para um bom funcionamento da visão é necessário exercer a visão de longe e de perto, mas com o uso das telas próximas ao rosto, a visão de longe é usada com menos frequência, causando uma alteração no tamanho do olho.

“Quando a gente enxerga nítido é quando a imagem bate certinho na retina. Então o olho vai crescendo e o ideal é a gente ir se habituando e se acomodando de forma que enxergue corretamente. Se a gente estimula só a visão de perto, a imagem que estava longe vem mais para perto, ultrapassando o ponto focal da retina. E quando isso acontece o olho da criança vai tentar se adaptar e crescer para o ponto focal chegar na retina. Com esse crescimento vai ocorrendo a miopia, pois os olhos míopes são maiores”, informa a oftalmologista.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica é que o uso de tela seja evitado até os dois anos de idade. Para as crianças de 3 a 5 anos o uso de tela é de no máximo uma hora, distribuídos ao longo do dia. Entre os 6 e 10 anos é recomendado uma hora e meia e de 11 a 13 até duas horas. 

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também