terça-feira, 29 abril 2025
SUCESSÃO NO VATICANO

Conclave: eleição para escolha do sucessor de Francisco tem início no dia 7 de maio

Ao todo, 133 cardeais ficarão em isolamento para a escolha de um novo papa
Por
Isabela Braz
Ao todo, 133 cardeais ficaram em isolamento para a escolha de um novo papa| Foto: Vatican News.

O Conclave, processo eleitoral da Igreja Católica para escolha de um novo sucessor para o papa Francisco, tem início no próximo dia 7 de maio. O anuncio foi feito pelo Vaticano nesta segunda-feira (28).

A data foi definida em reunião na 5ª Congregação Geral no Vaticano, com a presença de 180 cardeais, dos quais pouco mais de 100 eleitores estavam presentes. 

Para eleger um novo papa, 133 cardeais com menos de 80 anos de idade e de 70 países diferentes ficarão isolados do resto do mundo dentro da Capela Sistina até a fumaça branca e o “Habemus Papam”. Apesar de uma data de início, não há uma data prevista para a conclusão, mas é esperado um Conclave curto.

De acordo com a Constituição Apostólica de João Paulo II, o Conclave – do latim cum clave, que significa fechado à chave – começa entre o 15º e o 20º dia após a morte do Papa, depois dos Novemdiale, os nove dias de celebrações em sufrágio do Pontífice falecido. 

Sete brasileiros participarão como cardeais eleitores no processo de escolha de um novo papa. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o país tem oito cardeais, dos quais sete votam no Conclave. Todos eles também podem ser votados.

Odilo Pedro Scherer, Raymundo Damasceno Assis, Joao Braz de Aviz, Orani João Tempesta, Sérgio da Rocha, Paulo Cezar Costa, Leonardo Steiner e Jaime Spengler são os cardeais brasileiros que participam do processo | Foto: Divulgação/CNBB

São os cardeais brasileiros, por ordem de criação como cardeal:

Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo (SP), 75 anos. Cardeal eleitor e criado em 24 de novembro de 2007, por Bento XVI.

Cardeal Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), 88 anos. Cardeal não eleitor, criado em 20 de novembro de 2010, por Bento XVI. O único a não participar do Conclave.

Cardeal João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília (DF) e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, 77 anos. Cardeal eleitor, criado em 18 de fevereiro de 2012, por Bento XVI.

Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), 74 anos. Cardeal eleitor, o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo Papa Francisco, em 22 de fevereiro de 2014;

Cardeal Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador (BA), 65 anos. Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco, em 19 de novembro de 2016.

Cardeal Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF). Cardeal eleitor criado pelo Papa Francisco em 27 de agosto de 2022.

Cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus (AM), eleitor, criado em 27 de agosto de 2022, pelo Papa Francisco. Secretário-geral da CNBB entre 2011-2019.

Cardeal Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB. Eleitor, criado em 7 de dezembro de 2024, pelo Papa Francisco.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também