domingo, 30 junho 2024
LEVANTAMENTO

Desemprego cai para 7,1%, o menor índice do trimestre desde 2014

A pesquisa apura todas as formas de ocupação, seja emprego formal com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria
Por
Felipe Gomes
Foto: Tatiana Fortes/ Ascom Casa Civil

Foram divulgados nesta sexta-feira (28) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Um levantamento que aponta que, no mês de maio, a população desocupada, pessoas com 14 anos ou mais que tinham trabalho e procuravam emprego, era de 7,8 milhões. Os dados representam uma diminuição de 751 mil pessoas em relação ao trimestre encerrado em fevereiro de 2024 e de 1,2 milhão em comparação ao trimestre encerrado em maio de 2023.

A taxa de desocupação no trimestre encerrado em maio ficou na margem de 7,1%, alcançando o menor patamar para este mesmo período desde 2014. O índice representa um recuo em relação ao trimestre móvel anterior, terminado em fevereiro, quando foi marcado 7,8 %. O nível fica abaixo do registrado no mesmo período de 2023, quando era 8,3%.

Comparado com todos os trimestres da série histórica da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, iniciada em 2012, a marca é a menor desde o período de três meses encerrado em janeiro de 2015. Na época, a taxa ficou 6,9%. No fim de 2014 foi registrado o menor índice, de 6,6%.

A pesquisa apura todas as formas de ocupação, seja emprego formal com ou sem carteira assinada, temporário e por conta própria, por exemplo.

VAGAS DE EMPREGO

Na passagem dos três meses, se destacaram a criação das seguintes áreas; grupamentos de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde e serviços sociais (4,4%, ou mais 776 mil pessoas). Já os setores que registraram redução foram; transporte, armazenagem e correio (2,5%, ou menos 146 mil pessoas). Os demais setores não tiveram variações significativas

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também