Sendo o quinto idioma mais falado no planeta e tendo Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Macau que levam a língua como oficial, a Língua Portuguesa é comemorada no Brasil no dia 5 de novembro desde 2006 quando foi assinado o decreto da lei nº 11.310 que institui o Dia Nacional da Língua Portuguesa.
A data é escolhida como homenagem ao escritor e político brasileiro Ruy Barbosa que nasceu em 5 de novembro de 1849 e é considerado um dos grandes estudiosos da língua portuguesa.
Mundialmente, a língua portuguesa é comemorada no dia 5 de maio, desde 2009 quando foi estabelecida pela CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), uma organização intergovernamental e parceira oficial da UNESCO desde 2000, que reúne os povos que têm a língua portuguesa como um dos fundamentos da sua identidade específica para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.
Para conversar um pouco sobre o assunto, a Rede TODODIA entrevistou a Professora de Língua Portuguesa e Redação Aline Pasquoto, formada em Letras com Licenciatura Plena em português-francês pela UNESP, mestre em Letras pela Unifesp e doutoranda em literatura portuguesa pela USP.
O idioma Português, aqui no Brasil, sofreu diversas mudanças desde a colonização desta terra, sofrendo influência das línguas originárias (indígenas) enquanto a língua presente tanto em Portugal quanto em outros sete países que levam-na como o vernáculo oficial, tiveram sua raiz influenciada pelos países vizinhos com línguas de vertentes espanholas, francesas, alemãs.
Aline destaca que “toda língua é um sistema orgânico, porque quem se alimenta e se utiliza da língua são os seres vivos, essa questão das variantes no português depende tanto das relações diacrônicas, que são as relações históricas, quando das relações sincrônicas, que são as relações de região. O português brasileiro sofreu sim muita influência das línguas indígenas, africanas, com também uma influência europeia, francesa principalmente, através da vinda da família real em 1808.”
Neste ano, além de comemorar o Dia Nacional da Língua Portuguesa, o 5 de novembro marca o início do período de vestibulares para os jovens do ensino médio e para os interessados em ingressar em uma faculdade, visto que é o primeiro dia de Enem e que as universidades realizarão suas provas a partir de agora até janeiro.
Com relação a prova do Enem, a professora Aline complementa que é preciso calma aos alunos. “O Enem é uma prova de resistência, por ser uma prova com muitas questões e mais uma redação, que vão realmente testar a resistência do aluno.”
Ainda como dica Aline diz que “tenham calma, leiam as questões com calma e uma dica que dou a todos meus alunos é que façam a redação primeiro, é importante pro aluno ter a possibilidade de ler os textos de apoio com calma e elaborar um projeto de redação e concluir, porque a redação é uma nota a parte das notas gerais então é importante garantir ela já de início.”
Aos vestibulandos vale a pena manter-se informado das datas dos próximos vestibulares:
- 05/11 e 12/11 Primeiro e segundo dia de prova do Enem
- 15/11 1ª fase do Vestibular UNESP
- 19/11 1ª fase do Vestibular FUVEST
- 03/12 2ª fase do Vestibular UNICAMP
- 07/12 a 09/12 provas de habilidades específicas do Vestibular UNICAMP
- 10/12 provas da 2ª fase do Vestibular UNESP
- 17/12 provas da 2ª fase do Vestibular FUVEST