sábado, 22 fevereiro 2025
Inflação

Pesquisa revela que alta nos preços dos alimentos impacta consumo em 2025

População diz que gastos no supermercado estão comprometendo toda a sua renda
Por
Diego Rodrigues
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A disparada nos preços dos alimentos tem impactado o consumo e levado a população a adotar uma postura mais cautelosa em 2025, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Segundo o levantamento, o Índice de Confiança do Consumidor caiu 7% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024. Em relação a dezembro de 2024, a queda foi de 1,7%.

Em entrevista à TV TODODIA, no Centro de Americana, a população fez um desabafo sobre a situação.

Aparecida Belan, destacou que está reduzindo seus gastos, pois seu salário não acompanha o aumento nos preços. “Estou gastando menos, porque meu salário não dá conta da alta dos preços”, afirmou Aparecida.

Na opinião de outros consumidores, o mercado está levando o dinheiro do povo. “Com R$100 reais não dá para comprar quase nada. Em janeiro, o consumo foi até razoável, mas, por causa dos impostos, em fevereiro é necessário dar uma segurada: IPTU, IPVA e por aí vai”, completou Seu Jair.

A pesquisa aponta ainda, que os custos sazonais no início do ano têm pressionado os orçamentos, resultando em uma tendência de contenção de gastos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também