
A disparada nos preços dos alimentos tem impactado o consumo e levado a população a adotar uma postura mais cautelosa em 2025, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
Segundo o levantamento, o Índice de Confiança do Consumidor caiu 7% em janeiro de 2025 em comparação com o mesmo mês de 2024. Em relação a dezembro de 2024, a queda foi de 1,7%.
Em entrevista à TV TODODIA, no Centro de Americana, a população fez um desabafo sobre a situação.
Aparecida Belan, destacou que está reduzindo seus gastos, pois seu salário não acompanha o aumento nos preços. “Estou gastando menos, porque meu salário não dá conta da alta dos preços”, afirmou Aparecida.
Na opinião de outros consumidores, o mercado está levando o dinheiro do povo. “Com R$100 reais não dá para comprar quase nada. Em janeiro, o consumo foi até razoável, mas, por causa dos impostos, em fevereiro é necessário dar uma segurada: IPTU, IPVA e por aí vai”, completou Seu Jair.
A pesquisa aponta ainda, que os custos sazonais no início do ano têm pressionado os orçamentos, resultando em uma tendência de contenção de gastos.