Facebook remove rede de contas e páginas de apoio a Jair Bolsonaro
O Facebook removeu ontem 68 páginas e 43 contas da rede social que replicavam postagens favoráveis ao presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) que recebiam milhões de interações. De acordo com a empresa, os responsáveis por essas páginas usavam contas falsas ou múltiplas contas com os mesmos nomes, violando políticas de autenticidade e de spam.
Segundo nota do Facebook, essas páginas, controladas por um grupo chamado Raposo Fernandes Associados (RFA), publicavam uma grande quantidade de artigos caça-cliques, com o objetivo de direcionar as pessoas para seus sites fora do Facebook. Esses sites, por sua vez, têm grande número de anúncios e pouco conteúdo, sendo chamadas de “fazendas de anúncios” (“ad farms”, em inglês).
De acordo com a empresa, a decisão de remover as páginas e contas deveu-se ao comportamento delas, e não ao conteúdo.
Reportagem publicada pelo jornal O Estado de São Paulo mostrou que ao longo de 30 dias os endereços nessa rede de páginas alcançaram 12,6 milhões de interações no Facebook -ou seja, o total de reações a postagens, comentários e compartilhamentos. Mais de 16 milhões de usuários seguem essas páginas.
A Raposo Fernandes Associados faz parte de grupo administrado pela empresa Novo Brasil Empreendimentos Digitais, de propriedade do advogado Ernani Fernandes Barbosa Neto e de Thais Raposo do Amaral Pinto Chaves.
A reportagem tentou contato com a empresa, mas não teve retorno até o fechamento desta edição.
Esta matéria foi útil para você?
Newsletter TODODIA
As mais lidas do dia, direto no seu e-mail. Grátis.
Veja também
Denúncias de assédio eleitoral no trabalho crescem 75% após eleições
O MPT recebeu 1.459 registros em três dias; novos casos representam cerca de 40% das denúncias contabilizadas em 2026
Fazenda autoriza até R$ 30 bilhões para motoristas de aplicativos e taxistas
Recursos do Move Aplicativos serão administrados pelo BNDES e destinados à compra de veículos novos que atendam a critérios de sustentabilidade
Anatel aprova biometria facial obrigatória para linhas de celular
A validação será implantada por etapas até 2029 e poderá ser feita em canais presenciais, sites e aplicativos das operadoras