
Foram abertas nesta terça-feira (12) as inscrições ao processo seletivo do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) referente ao primeiro semestre de 2024, os interessados têm até sexta-feira (15) para se cadastrar através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e o processo é gratuito.
Para se inscrever é preciso que o estudante cumpra alguns requisitos básicos como ter participado do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
O candidato que, cumulativamente, atender às seguintes condições poderá se inscrever:
- ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no Exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições para o processo seletivo do Fies 2024/1;
- ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
- não ter participado do Enem na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do Exame para fins de autoavaliação);
- possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
A obtenção de média mínima de notas no Enem e o limite de renda são apenas critérios para a inscrição no processo seletivo do Fies. A contratação do financiamento depende exclusivamente da realização dos demais procedimentos previstos em edital que, obrigatoriamente, estão condicionados à classificação e pré-seleção do candidato.
O resultado será divulgado no dia 21 de março. Os pré-selecionados devem complementar as inscrições entre 22 e 26 também deste mês. A lista de espera será divulgada do dia 28 de março a 30 de abril.

Social
Neste ano o edital do processo seletivo trouxe novidades com o chamado FIES Social (Resolução 58 e Portaria 167, ambas de 2024) que reserva 50% das vagas em cada edição do Fundo a estudantes inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo). Ao todo são disponibilizadas 112.168 mil vagas para financiamento de curso superior, dessas, 67.301 mil vagas são destinadas ao processo seletivo do primeiro semestre.
Áreas
Outra novidade da edição é que ao se inscrever no FIES, o estudante poderá se candidatar a até três opções de cursos em diferentes grupos de áreas de conhecimento. Antes, a exigência era de que os cursos escolhidos deviam pertencer ao mesmo grupo de áreas de conhecimento.
Além disso, o MEC (Ministério da Educação) informou sobre uma revisão feita das áreas de conhecimento prioritárias do FIES e incluiu cursos que possuem maior empregabilidade e maior média salarial, além de cursos de licenciatura e pedagogia voltados à atuação na educação básica.