Militares russos estão impedindo que funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia evacuem a cidade
Por Redação

Familiares de funcionários da usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior usina nuclear da Europa, denunciaram que os trabalhadores da usina estão sendo impedidos de evacuarem a cidade com suas famílias à medida que uma contraofensiva ucraniana se aproxima.
As autoridades apoiadas pelo governo russo ordenaram a evacuação de milhares de civis que se encontram na frente sul, mas em Enerhodar, cidade onde vive a maioria dos funcionários da usina, apenas os familiares desses trabalhadores estão autorizados a deixar a região.
As pessoas que foram autorizadas a evacuar a cidade foram levadas para cidades de Berdiansk e Kyrylivka, além de alguns que foram para a cidade russa de Rostov. São esperados fortes combates na região sul do país, com a ofensiva da Ucrânia pela retomada da região dominada pela Rússia.
A usina de Zaporizhzhia é a maior usina nuclear da Europa e desde 2022, no início da invasão, tropas russas mantém o controle sobre a planta nuclear que tem essencialmente ucranianos na operação do complexo nuclear.