quinta-feira, 27 novembro 2025
SAÚDE INFANTIL

Gestantes poderão receber vacina contra vírus sincicial respiratório pelo SUS a partir de dezembro

SUS começará a aplicar o imunizante para gestantes em dezembro
Por
Redação
A vacina que será oferecida às gestantes oferece proteção imediata a recém-nascidos. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que mulheres grávidas poderão receber, a partir de dezembro, a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. O imunizante será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a gestantes a partir da 28ª semana da gestação.

O primeiro lote, com 673 mil doses, já começou a ser distribuído aos estados. A orientação é que, com a chegada das vacinas às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes verifiquem e atualizem o esquema vacinal das gestantes, incluindo doses contra covid-19 e influenza. A aplicação da vacina contra o VSR pode ocorrer no mesmo dia das demais imunizações. Na rede privada, o imunizante pode custar até R$ 1,5 mil.

Como funciona a vacina e que proteção oferece
A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, tendo o VSR como agente mais comum. A doença afeta sobretudo crianças menores de 2 anos e provoca dificuldade para respirar, febre e tosse. A vacina destinada às gestantes oferece proteção imediata aos recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalização quando eles entram em contato com o vírus.

Estudos mostram eficácia de 81,8% na prevenção de quadros graves de infecção pelo VSR nos primeiros 90 dias de vida dos bebês.

Quem pode se vacinar
A vacinação é recomendada para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez, sem restrição de idade materna. A dose é única e deve ser aplicada a cada nova gestação.

Bronquiolite e impacto nas crianças
O vírus sincicial respiratório responde por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% das pneumonias em crianças com até 2 anos. Em 2025, até 15 de novembro, o Brasil registrou 43,1 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao VSR. Desse total, 82,5% ocorreu em menores de 2 anos.

Como a maioria dos casos é viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O manejo clínico envolve suporte respiratório, hidratação, suplementação de oxigênio e uso de broncodilatadores quando há chiado evidente.

*Com informações da Agência Brasil.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também