
Nessa quinta-feira (19), o Governo de São Paulo lançou uma iniciativa inédita para melhoria de qualidade de vida de pessoas surdas em órgãos estaduais. Anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), o programa “São Paulo São Libras” vai permitir que os servidores acionem intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais).
Coordenada pela Secretaria dos Diretos da Pessoa com Deficiência, a iniciativa vai implementar a Central de Interpretação de Libras em todos os órgãos públicos estaduais, atendendo às mais de 469 mil pessoas com deficiência auditiva nos 645 municípios paulistas.
Inicialmente, a central será implementada em todas as delegacias, com apoio da Secretaria da Segurança Pública. Gradualmente, o sistema será expandido para todos os demais serviços públicos estaduais.
“É mais um importante passo na direção da inclusão para romper barreiras de comunicação e possibilitar o acesso a serviços públicos. Às vezes, são coisas simples, mas que representam um obstáculo intransponível para pessoas com deficiência auditiva. Agora, com o programa São Paulo São Libras, começamos pelas delegacias de polícia, mas é algo que vai ganhar corpo”, afirmou Tarcísio em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.
O secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa complementou que essa iniciativa é um marco revolucionário para a inclusão de pessoas surdas. “Uma quebra de paradigmas em prol da acessibilidade e uma resposta ao desafio de tornar a comunicação mais eficiente e inclusiva nos serviços estaduais. Qualquer pessoa surda poderá ser atendida por um intérprete de Libras mesmo quando o atendente não dominar a língua de sinais”, disse o secretário.
Como será implementada?
A Central de Interpretação de Libras será implementada em parceria com a organização da sociedade civil AME-SP. Na prática, o atendimento nos serviços estaduais poderá acessar a plataforma online a qualquer momento e solicitar a assistência por vídeo de um intérprete de Libras. O intérprete fará a comunicação com as pessoas surdas em tempo real e informará ao atendente o que está sendo conversado.
Todos os servidores estaduais serão treinados pela AME-SP para acessar o sistema e solicitar a tradução de um intérprete. A central vai funcionar em tempo integral com uma equipe de aproximadamente cem intérpretes de Libras habilitados e com experiência na interpretação simultânea da Libras para o português, e vice-versa.
