O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, anunciou nesta semana o investimento de R$ 10,5 bilhões em investimentos para a melhoria do transporte público coletivo.
Com a proposta de integrar eficiência energética e baixo consumo de combustível para melhorar o atendimento à população, o PAC renovará frotas de trens e ônibus em 98 municípios em 20 estados brasileiros.
O programa prevê a aquisição de 2.529 ônibus elétricos, 2.782 veículos com tecnologia Euro 6 e 39 veículos sobre trilhos para renovar a frota e equipamentos do transporte urbano.
De acordo com o ministro das cidades, Jader Barbalho Filho, esse é um dos investimentos mais importantes do PAC. “É a primeira vez que o PAC faz uma seleção que trata diretamente da questão da descarbonização”, diz.
Segundo o Secretário de Mobilidade Urbana, Denis Andia, esse é o maior programa de renovação de frotas de trens e ônibus da história do Brasil. “Isso permite que o Brasil se torne um grande protagonista nessa mudança com uma matriz energética que não polui, levando conforto, qualidade e sustentabilidade”, diz o secretário.