Horas depois de o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciar um cronograma para começar a vacinar a população em janeiro no Estado, o presidente Jair Bolsonaro disse que o governo federal vai oferecer vacina contra a Covid-19 para toda a população de forma gratuita e não obrigatória.
“Havendo certificação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] (orientações científicas e preceitos legais), o governo ofertará a vacina a todos, gratuita e não obrigatória”, escreveu em sua conta no Twitter.
Bolsonaro, que se reuniu mais cedo com o ministro da Economia, Paulo Guedes, destacou ainda que os recursos para a aquisição dos imunizantes estão garantidos.
“Não faltarão recursos para que todos sejam atendidos. Saúde e Economia de mãos dadas pela vida”, completou o presidente na postagem.
O Ministério da Saúde tem acordo para a compra de doses de vacina produzidas pela farmacêutica britânica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, incluindo um pacto de transferência de tecnologia e produção local do imunizante contra a Covid-19 pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
O governo federal mantém contato com outros laboratórios estrangeiros que desenvolvem doses contra a Covid-19 e que, se aprovadas, também poderão ser adquiridas para imunizar a população.
SÃO PAULO
Nesta segunda-feira, o governo de São Paulo divulgou um plano estadual de vacinação contra a Covid-19 a partir de 25 de janeiro, começando por idosos e trabalhadores da saúde.
O governo paulista trabalha com a compra da vacina CoronaVac, desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O imunizante ainda não tem registro na Anvisa, etapa prévia necessária para que a dose seja usada na população.




