
O carioca Hugo Calderano e a paulista Bruna Takahashi são os novos campeões pan-americanos nas duplas mistas do tênis de mesa. A dupla, apelidada pelos torcedores de “Calderashi”, conquistou na noite de terça-feira (14) seu terceiro título na temporada ao vencer, com autoridade, os porto-riquenhos Steven Moreno e Brianna Burgos por 3 sets a 0 — com parciais de 11/5, 11/7 e 11/4 — em pouco mais de 20 minutos de partida.
Vitória rápida e confiança para as finais individuais
“Foi um jogo muito bom, [estamos] muito felizes com esse título, né? É um campeonato muito importante. Feliz com nossa performance ao longo do torneio e na final também”, celebrou Calderano, atual número 3 do ranking mundial, ao lado de Bruna Takahashi, que ocupa a 19ª colocação no feminino.
Sem muito tempo para comemorar, os dois voltaram à mesa já na manhã desta quarta-feira (15) e garantiram vaga nas finais individuais. Calderano venceu o chileno Nicolas Burgos por 4 sets a 2 (11/5, 11/5, 11/6, 10/12, 9/11 e 11/5), mesmo placar da vitória de Takahashi sobre a canadense Mo Zhang, com parciais de 8/11, 11/7, 11/6, 9/11, 11/5 e 11/5.
Calderano busca sexto título; Takahashi tenta feito inédito
As finais individuais começam às 18h (horário de Brasília). Calderano, tetracampeão consecutivo e atual maior nome do tênis de mesa nas Américas, busca seu sexto título continental. Ele enfrentará o vencedor da semifinal entre o argentino Horacio Cifuentes e o americano Kanak Jha. O brasileiro venceu o torneio pela primeira vez em 2017.
Já Takahashi terá um desafio conhecido pela frente: a porto-riquenha Adriana Diaz, tricampeã pan-americana. Em 27 confrontos entre as duas, Diaz tem vantagem com 17 vitórias.
Brasil também disputa final nas duplas masculinas
Antes das decisões individuais, a partir das 17h, os brasileiros Leonardo Iizuka e Guilherme Teodoro disputam a final das duplas masculinas contra os chilenos Nicolas Burgos e Gustavo Gomes.
Delegação brasileira em destaque
O Brasil está representado por oito atletas no Pan-Americano de Tênis de Mesa — quatro homens e quatro mulheres. A competição vai até domingo (19) e, até o momento, a delegação brasileira segue como uma das mais fortes do torneio, reforçando seu protagonismo nas Américas.