Abrem nesta segunda-feira (22) as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de 2024 e poderão ser realizadas até às 23h59 do dia 25 de janeiro.
O processo oferece vagas em cursos de graduação em todo o Brasil disponibilizados pelas instituições públicas de educação superior que fazem parte do sistema gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) como universidades e faculdades, disponibilizando também vagas pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Ao todo serão disponibilizadas 264.360 vagas em 127 instituições públicas participantes nos níveis federal, estadual e municipal. A lista com a quantidade de vagas por instituição pode ser conferida no site do Governo.
INSCRIÇÕES
Para concorrer a vaga do curso escolhido o candidato deve fazer a inscrição gratuitamente através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Podem se inscrever todos que participaram da edição 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que tiveram nota na prova de redação maior do que zero. O sistema realiza a seleção dos estudantes com base nas not5as obtidas na última edição do exame por curso e modalidade de concorrência seguindo as escolhas dos candidatos e perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
Ao se inscrever o candidato preenche um questionário socioeconômico e escolhe até duas opções de curso sendo possível alterá-las durante o período de inscrições.
VAGAS
Sendo em sua maioria vagas de instituições federais, nesta edição do Sisu, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é quem oferece mais vagas com 9.240, em seguida estão a UFF (Universidade Federal Fluminense) com 8.788 vagas e a UFPB (Universidade Federal da Paraíba) com 7.750 vagas.
Entre as estaduais, a UEPB (Universidade Estadual da Paraíba) é a com maior número de vagas com quase 6 mil oportunidades, em segundo a UESPI (Universidade Estadual do Piauí) com 4.215, em terceiro a UNEB (Universidade Estadual da Bahia) que oferece 2.610 vagas.
A única instituição municipal de ensino superior do programa é a Fama (Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente), no Paraná com 86 vagas.
CRONOGRAMA
Segundo o MEC, o resultado da primeira chamada dos inscritos no Sisu deve ocorrer no dia 30 de janeiro. A partir do dia 1º de fevereiro até o dia 7, os selecionados devem apresentar todos os documentos necessários para a realização das matrículas.
A lista de espera do Sisu será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro.