
Terminam nesta sexta-feira (7), às 23h59 (horário de Brasília), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
O prazo vale, também, para os pedidos de atendimento especializado e tratamento por nome social.
A inscrição para a realização da prova deve ser feita por meio da Página do Participante, constituído em responder perguntas de identificação, da situação socioeconômica do cadastro, município onde o participante deseja fazer a prova e as opções de prova estrangeira (inglês ou espanhol).
A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser paga até o dia 12 de junho pelos estudantes não isentos. O pagamento pode ser feito por PIX, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também consta o QR Code.
De acordo com o Inep, (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), moradores do Rio Grande do Sul terão uma data extra para se inscrever, em decorrência da tragédia climática que assola o Estado.
O EXAME
Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni), além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
No primeiro dia do Exame, serão aplicadas as provas de Linguagens – na opção de língua estrangeira o participante deve optar por inglês ou espanhol –, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração, contados a partir da autorização do chefe de sala para o início das provas.