sexta-feira, 22 novembro 2024
SISU

Inscrições para o segundo semestre de 2023 começam nesta segunda (19)

Prazo para se inscrever no segundo processo seletivo do programa vai até o dia 22
Por
Isabela Braz
Foto: Reprodução/Pexels

Foi aberto nesta sexta-feira (19) as inscrições para vagas no 2º semestre do programa SISU (Sistema de Seleção Unificada) – programa que dá oportunidade para que estudantes de todo o Brasil ingressem no Ensino Superior em universidades públicas e institutos federais por meio da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

As inscrições podem ser feitas até às 23h59 da próxima quinta-feira (22) e devem ser feitas exclusivamente por meio do site https://acessounico.mec.gov.br/sisu.

Podem se candidatar as vagas nas universidades federais todos os alunos que participaram da edição mais recente do Enem, desde que tenham tirado nota superior a zero ou não tenham se declarado em condição de treineiro ao realizar a inscrição da prova.

O resultado da classificação será divulgado no dia 27 de junho.

Como se inscrever?


Para se inscrever, o vestibulando, ao acessar o portal do Ministério da Educação (MEC), deve escolher até duas opções de curso, dividindo-as em 1º e 2ª opção.

Durante os próximos três dias, é por essa tela que o candidato poderá acompanhar sua classificação na vaga e a nota de corte que o incluirá em classificações mais baixas ou mais altas no processo seletivo.

A nota de corte leva em consideração o número de candidatos interessados, a nota parcial dos universitários e a quantidade disponível de vagas. Elas aparecem para os inscritos na classificação parcial apenas no segundo dia.

Na barra de pesquisas o candidato consegue realizar a pesquisa por curso, município ou instituição que deseja. É possível também, acompanhar a modalidade das vagas, avaliando se é necessário o sistema de cotas ou uma inscrição sem elas.

O MEC alerta para que os candidatos fiquem atentos às informações de como comprovar as ações afirmativas no momento da matrícula, caso seja selecionado.

Caso o aluno seja aprovado, ele só poderá escolher uma das opções que ele tenha se candidatado – caso tenha sido aprovado nas duas. Ao escolher, o aluno fica proibido de concorrer na segunda opção, então é importante que o selecionado não perca o período de matrículas na universidade escolhida.

A 1º chamada fica disponível até 4 de julho, depois aberta para lista de espera caso as vagas não tenham sido preenchidas.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também