Participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2024 que ainda não fizeram as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificada ainda têm até às 23h59 desta quinta-feira (25/01) para efetuarem o cadastro, que é gratuito, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
No total, são 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior em todo o país disponibilizadas pelo MEC (Ministério da Educação). As vagas são para início tanto para o primeiro quanto para o segundo semestre de 2024.
O resultado será divulgado na próxima terça-feira (30/01) na mesma plataforma onde os alunos fazem o cadastro para concorrer.
Oportunidades no Estado
No estado de São Paulo, 5 instituições participam neste ano. Diferente de outras edições, as universidades USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e Unesp (Universidade Estadual Paulista) não participaram do programa nesta última edição.
A lista de todas as instituições pode ser conferida no mesmo portal de inscrições. Confira as faculdades disponíveis no Estado:
• FAMEMA – FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA
• IFSP – INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO
• UFABC – FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC
• UFSCAR – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
• UNIFESP – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Inscrição
Para realizar a inscrição é necessário ter login na conta do Governo Federal (Gov.br). Nesta edição, haverá somente uma etapa de inscrição para concorrer às vagas ofertadas pelas instituições participantes ao longo de todo o ano.
Para participar do processo seletivo do Sisu 2024 é necessário ter participado da edição de 2023 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como não ter zerado a prova de redação, conforme a Portaria MEC n . 391/2002. O interessado também não pode ter participado do Enem 2023 na condição de treineiro – candidato que não concluiu o ensino médio e faz o exame para fins de autoavaliação.
Lista de espera
Diferentemente dos anos anteriores, em 2024, a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 30 de janeiro a 7 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso.