O cantor Jorge Aragão, sambista brasileiro de 74 anos, foi diagnosticado com linfoma não-Hodgkin – um tipo de câncer que atinge o sistema linfático. O cantor descobriu a doença após uma bateria de exames de rotina.
A informação foi divulgada pela sua assessoria, por meio de um comunicado oficial divulgado nas redes sociais do sambista. Na nota, a assessoria informa que o cantor iniciará imediatamente o tratamento. “O artista segue confiante sob os cuidados da Dra. Caroline Rebello e contando com o apoio, orações e energias positivas de todos para seguir tranquilo”, diz.
Ainda no comunicado, a assessoria informa que Jorge Aragão seguirá com sua agenda de shows e demais compromissos profissionais na medida do possível. As informações do estado de saúde de Aragão serão informadas por familiares e pela assessoria por meio das redes oficiais do artista.
A doença
Segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o linfoma não Hodgkin (LNH) é um tipo de câncer que tem origem nas células do sistema linfático – que faz parte do sistema imunológico, que ajuda o corpo a combater doenças – e que se espalha de maneira não ordenada. Existem mais de 20 tipos diferentes de linfoma não-Hodgkin.
Como o tecido linfático é encontrado em todo o corpo, o linfoma pode começar em qualquer lugar. Pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos, mas é mais comum em pessoas mais velhas e mais propensos em homens do que mulheres.
O Inca estima que para cada ano do triênio 2023/2025, sejam diagnosticados no Brasil cerca de 12.040 novos casos de linfoma não Hodgkin, sendo 6.420 em homens e 5.620 em mulheres. A remissão pode acontecer em cerca de 75% dos casos.