sexta-feira, 22 novembro 2024
HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Jovem órfã passa em 1º lugar no vestibular

Desde os 16 anos, garota sobreviveu em situação de rua, e agora, tem a oportunidade de fazer curso superior e de morar em um quarto
Por
Redação
Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Vanusa Jaqueline dos Santos, de 21 anos é uma órfã que sobrevivia em situação de rua e vendia paçoca, foi aprovada em primeiro lugar no vestibular da Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná e vai cursar Letras, na modalidade de Educação à Distância (EaD).

A moça que dormia em abrigos e vendia paçoca na rua para garantir o seu próprio sustento conseguiu juntar dinheiro para comprar um celular, e assim, passou a estudar utilizando o wi-fi da rodoviária da cidade.

Com 11 anos, a garota Vanusa que era criada pelos avós, descobriu que a sua mãe com 25 anos havia morrido em um acidente de trânsito, em Santa Catarina. Diante disso, acabou morando com o pai, em Ponta Grossa, a cerca de 115 quilômetros da capital do Paraná, Curitiba. Mas, cinco anos depois, o seu pai descobriu um câncer e eles voltaram para a cidade natal dela, Reserva, então, logo após, veio a morte dele, e a menina Vanusa passou a viver na rua.

Mas a jovem não ficou totalmente sozinha, pois sua mãe aos 13 anos teve a primeira filha, um ano depois nasceu Vanusa, e ela tem ainda mais dois irmãos, um de 16 e outro de 15 anos, os quais não tem convivência.

Para a concretização desta oportunidade de fazer o vestibular, a jovem teve a ajuda de uma psicóloga do Centro POP, que pagou a sua inscrição. Vanusa passou em primeiro lugar no processo seletivo pelo sistema de cotas de escola pública e em quinto lugar pelo sistema de cotas universal.

Diante da repercussão da história de Vanusa, ela começou a receber auxílio em dinheiro e assim conseguiu alugar um quarto no centro da cidade.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também