
Nesta quarta-feira (21), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve uma agenda intensa na Itália, com encontros importantes nesta manhã com o presidente italiano Sergio Mattarella e o Papa Francisco.
O presidente e a primeira dama, Janja da Silva, foram recebidos pelo presidente italiano no Palácio do Quirinal, em Roma. O encontro foi feito para o estreitamento de relações entre o Brasil e Itália e o acordo União Europeia e Mercosul.
Segundo informações do Governo Federal, “essa foi a primeira visita oficial de um governante brasileiro ao país desde a ida da ex-presidenta Dilma Rousseff, em 2015”. Em suas redes sociais Lula ressalta que ao lado de Sérgio irá “atuar para aproximar nossas universidades e ampliar o intercâmbio comercial entre nossos países”.
Na capital italiana, Lula também se encontrou com o Ex-Primeiro-Ministro da República Italiana, Massimo D’Alema e a Secretária-Geral do Partido Democrático Italiano, Elly Schlein
Encontro com o Papa
No início da tarde italiana – 14h30 no horário romeno, 09h30 no horário de Brasília – o presidente Lula foi ao Vaticano, para uma audiência com o Papa Francisco. Foi colocado em pauta, discussões sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, e a questão da fome no mundo.
Segundo imagens divulgadas pela Presidência da República, a primeira-dama Janja Lula da Silva levou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o Papa Francisco abençoar.
Essa foi a segunda vez que Lula se encontra com o líder católico, sendo a primeira como presidente eleito. A primeira aconteceu em 2020, três meses após a saída de Lula da prisão em Curitiba.
Durante evento no Pará, no último sábado (17) para a entrega de casas no programa Minha Casa, Minha Vida, o presidente Lula comentou que a ida ao Vaticano foi proposta por ele e que convidaria o Papa argentino para vinda ao Brasil, mais precisamente na data do Círio de Nazaré em Belém.
No Vaticano, Lula também se encontrou com o secretário de Estado do Vaticano, o arcebispo Edgar Peña Parra.
Outros encontros
Ainda nesta quarta, Lula se encontrará com a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
Após esses encontros, o presidente partirá para compromissos na França, ao lado do presidente Emmanuel Macron.






