sexta-feira, 23 maio 2025
MESTRE DA FOTOGRAFIA

Maior fotógrafo brasileiro e um dos melhores do mundo, Sebastião Salgado morre aos 81 anos

Tendo o preto e branco como estilo característico de suas obras, ficou conhecido por denunciar injustiças sociais em verdadeiras poesias em imagens.
Por
Redação
O fotógrafo deixa a companheira, Lélia, os filhos Juliano e Rodrigo e os netos Flávio e Nara. | Foto: Reprodução

O fotógrafo Sebastião Salgado morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Terra, organização não governamental fundada pelo fotógrafo.

“Com imenso pesar, comunicamos o falecimento de Sebastião Salgado, nosso fundador, mestre e eterno inspirador. Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, traz s nota de pesar do instituto

O fotógrafo deixa a companheira, Lélia, os filhos Juliano e Rodrigo e os netos Flávio e Nara.

Sebastião Salgado era natural de Aimóres (MG).  Tendo o preto e branco como estilo característico de suas obras, ficou conhecido por denunciar injustiças sociais em verdadeiras poesias em imagens.

Trabalhou nas principais agências do mundo  e foi ainda Embaixador da Boa Vontade, da Fundação das Nações Unidas para Infância (Unicef). Suas obras foram compiladas em 12 livros, com destaque para Serra Pelada, de 1999 e Êxodos (2000).

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também