Com o avanço da tecnologia, os golpistas estão cada vez mais criativos, desenvolvendo novas estratégias para enganar suas vítimas. Entre os golpes mais comuns estão os do Pix, promoções falsas e perfis fraudulentos nas redes sociais.
A TV TODODIA já noticiou diversos casos em que criminosos utilizam indevidamente o nome de instituições para se passar por agentes do Detran ou até mesmo representantes do Procon.
Atualmente, um novo alvo dos golpistas são os microempreendedores individuais (MEIs), que, em sua maioria, possuem empresas abertas para prestação de serviços.
Por meio de e-mails, os golpistas enviam mensagens alegando, falsamente, que a empresa apresenta alguma irregularidade. Um exemplo comum é o aviso de uma suposta falha no alvará de funcionamento, “conforme denúncia anônima recebida pelo Departamento de Licenciamento Urbano e Obras da Prefeitura”. A mensagem ainda afirma que “a não regularização poderá resultar em sanções, incluindo multas e o fechamento temporário da empresa até que a situação seja normalizada”.
Segundo a analista de negócios do Sebrae, Bárbara Classere, o contato por e-mail para tratar de pendências do MEI já deve ser visto com desconfiança, pois essa não é uma prática adotada pelos órgãos oficiais.

Normalmente, essas mensagens contêm instruções para que o empreendedor compareça a um determinado endereço ou clique em links. A especialista alerta que nenhuma dessas orientações deve ser seguida.
“Não é indicado que o empresário vá até o local por uma questão de integridade física. De forma alguma, clicar em links que sejam suspeitos. É desconsiderar esse tipo de informação”, disse Classere.
O objetivo principal desses golpes é obter dados pessoais das vítimas ou aplicar cobranças falsas para obter dinheiro dos microempreendedores.
A principal orientação é sempre buscar informações diretamente com os órgãos oficiais, como as prefeituras ou o Sebrae, que oferece atendimento gratuito aos MEIs.
Locais de atendimento do Sebrae Aqui:
- Santa Bárbara d’Oeste: Desenvolve Santa Bárbara – Rua do Ósmio, 975 – Jardim Mollon
- Americana:
- Rua Anhanguera, 40 – Secretaria de Desenvolvimento Econômico
- Rua Luiz Otávio, 130 – Administração Regional do Zanaga
- Piracicaba: Avenida Rui Barbosa, 132 – Vila Rezende