O prefeito de Maceió, JHC (PL), anunciou em suas redes sociais, que uma das minas da Braskem sofreu um rompimento, às 13h15 deste domingo (10).
Em vídeo divulgado pela prefeitura do município, é possível ver o momento que um trecho da Lagoa Mundaú, próximo ao bairro Mutange, começa a romper. Ainda não foi possível medir o impacto do rompimento da mina em toda a operação.
“Às 13h15 de hoje, a mina 18 sofreu um rompimento, no trecho da lagoa próximo ao Mutange. Estarei em instantes sobrevoando a área com os nossos técnicos. A Defesa Civil de Maceió ressalta que a mina e todo o seu entorno estão desocupados e não há qualquer risco para as pessoas. Novas informações sobre o assunto estão sendo obtidas e serão compartilhadas assim que possível”, disse JHC em post no X (antigo Twitter).
Segundo divulgação do último boletim da Defesa Civil do município, em 24 horas, a superfície da mina apresentou uma agitação de 12,5 cm, proporcionando uma nova desaceleração no ritmo da movimentação do solo, com a velocidade indo de 0,54 cm/h para 0,52 cm/h.
O afundamento da mina, que vem causando preocupação para uma das maiores tragédias ambientais do país, vem sendo medida pelas autoridades desde o dia 30 de novembro.
Desde o início das medições, o afundamento atingiu 2,35 metros de profundidade. O alerta para risco de colapso segue até que haja estabilização d movimentação da mina.