O ex-deputado estadual Antônio Carlos de Campos Machado morreu neste sábado (6), aos 84 anos. A família informou por meio de nota, que o parlamentar “lutou bravamente nos últimos dias contra um quadro grave de leucemia”.
Advogado criminalista, Campos Machado foi durante oito mandatos consecutivos, entre 1987 e 2023, deputado estadual de São Paulo, sendo que em 2023, se filiou ao Partido Social Democrático (PSD).
Durante este sábado será velado na Assembleia Legislativa do estado de São Paulo (Alesp), o corpo do ex-deputado e sua despedida foi aberta ao público a partir das 13h30. Já no domingo (7), às 10h, será realizado o sepultamento no Cemitério Parque Morumby, na Zona Sul da capital paulista.
O advogado e político Campos Machado deixa a esposa, Wilma, e três filhos.
Mensagens de políticos
Gilberto Kassab, dirigente do Partido Social Democrático (PSD) e secretário de Governo do Estado de São Paulo, lamentou no X (antigo Twitter) a morte do deputado.
“Perdemos não apenas um querido amigo, mas uma lenda da política paulista e brasileira. Campos Machado foi o grande líder da Assembleia Legislativa nas últimas décadas e a política paulista em especial perde muito com a sua partida”, disse.
Felicio Ramuth, vice-governador de São Paulo, também homenageou o ex-deputado nas redes sociais. “É com muita tristeza que recebemos hoje a notícia do falecimento do ex-deputado estadual Campos Machado, um grande nome da política que trabalhou muito em prol de SP e Brasil. Em todas minhas campanhas recebi o apoio dele e transmito meus sentimentos aos familiares e amigos”.
Biografia
Advogado criminalista formado pela USP, o deputado Campos Machado tem marcado sua atuação pelo respeito aos ideais que sempre nortearam sua história de vida. Líder e Presidente Estadual do Avante, Campos, desde cedo, teve em si imbuídos o princípio da autoridade, a preocupação com a ordem e a bandeira da honestidade, características primordiais do ideal janista: a defesa de uma sociedade mais justa.
Esse conjunto de valores, aliado à marca da lealdade presente em todas suas iniciativas, compôs a base de uma invejável carreira política ? que teve início pelas mãos do ex-presidente Jânio Quadros, de quem foi advogado.
Reconhecido como um dos maiores líderes político-partidários do país. Campos Machado assumiu a presidência do Avante e revolucionou, abrindo totalmente a legenda à participação popular, por meio da criação de 20 departamentos temáticos que representam vários segmentos sociais e colaboram para a formatação de projetos e de políticas públicas, com foco no social, defesa da família, valorização da mulher e na promoção da pessoa humana.
No âmbito da Assembleia, Campos segue seus preceitos ao defender o respeito às instituições e poderes do Estado legitimamente constituídos.
Ao todo, são mais de 4 mil iniciativas legislativas e projetos em tramitação no Legislativo e 293 leis aprovadas, sendo algumas de repercussão nacional: gratuidade no Transporte Público Estadual para pessoas com mais de 60 anos, Lei da Liberdade Religiosa, Lei do Trabalho aos 40 Anos, Lei de Acesso às Praias para Pessoas com Deficiência, Lei do Cooperativismo Habitacional, entre tantas outras.
Paralelamente, Campos Machado desenvolve esforços na abertura de canais de diálogo com a população, por entender que o trabalho parlamentar exige atenção permanente aos pleitos daqueles para quem as leis são concebidas e criadas. Assim, amplia oportunidades para o cidadão participar na defesa dos seus direitos, em evidente contribuição para o aprimoramento do regime democrático.
O Banco de Projetos, criado por ele em 2004 e adotado pela ALESP cinco anos mais tarde, a Campanha pela Redução da Maioridade Penal e a Frente Nacional Contra a Liberação das Drogas são exemplos de sua atuação em plena sintonia com os anseios da sociedade. Em seu 8º. mandato, sempre reeleito com votações expressivas, Campos Machado obteve recorde histórico ao ser o único parlamentar a ser reconduzido para exercer a Liderança Partidária por 30 vezes consecutivas.