Conhecida como “dama do tráfico amazonense”, Luciane Barbosa Farias, casada com Cremilson dos Santos Farias o “Tio Patinhas” do Comando Vermelho esteve no Ministério da Justiça e Segurança Pública e foi recebida por dois assessores do ministro Flávio Dino em duas ocasiões neste ano.
Sem o nome constar na agenda oficial do ministério, foi divulgado que Luciane esteve presente nas duas ocasiões, mas como parte de uma comitiva e que isso dificulta ao setor de inteligência em detectar sua presença.
Luciane esteve presente em duas audiências, com dois secretários e dois diretores da pasta. No dia 19 de março com Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos e no dia 02 de maio com Rafael Velasco Brandani, secretário Nacional de Políticas Penas (SENAPPEN).
Na reunião de maio, Luciane esteve como presidente da Associação Instituto Liberdade do Amazonas (ILA), uma ONG de defesa dos direitos dos presos. Segundo publicado no perfil de uma rede social do ILA no dia 3 de maio, a reunião teria se tratado de entrega de “denúncias do Sistema Prisional e recomendações de melhorias para o retorno das garantias fundamentais e dos direitos humanos que visam atender a população carcerária do AM com o mínimo da dignidade da pessoa humana que encontra-se sobre a tutela do Estado.”.
Luciane é casada com Cremilson, que cumpre 31 anos no presidio de Tefé (AM), a 11 anos e de acordo com investigações operava como braço financeiro para o marido dentro do Comando Vermelho. Ela foi condenada a 10 anos de prisão, mas recorre em liberdade.
Em seu perfil na rede social X (antigo Twitter) Flávio Dino se pronunciou sobre o assunto. “Nunca recebi, em audiência no Ministério da Justiça, líder de facção criminosa, ou esposa, ou parente, ou vizinho. De modo absurdo, simplesmente inventam a minha presença em uma audiência que NÃO SE REALIZOU em meu gabinete. Sobre a audiência, em outro local, sem o meu conhecimento ou presença, vejam a história verdadeira no Twitter do @EliasVazGyn. Lendo lá, verificarão que não é o que estão dizendo por conta de vil politicagem.”.
Elias Vaz, secretário Nacional de Assuntos Legislativos, com quem Luciane se reuniu no dia 19, se pronunciou através da mesma rede social que Dino e explicou que Luciane estava na reunião como acompanhante da advogada Janira Rocha, ex-deputada estadual do Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da ANACRIM-RJ e que segundo ele apenas se limitou a falar sobre supostas irregularidades no sistema penitenciário e que “Por esta razão, foi sugerido à advogada Janira Rocha que elas procurassem a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN).”.