quinta-feira, 14 novembro 2024
DIA MUNDIAL DO DIABETES

Nutricionista destaca importância da alimentação para o controle da doença

Profissional de saúde ressalta o papel fundamental da nutrição no tratamento do diabetes e orienta sobre hábitos alimentares saudáveis
Por
Por Carolina Galassi

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta quinta-feira (14), serve como um alerta sobre o crescente número de pessoas com a doença e a importância de um tratamento adequado. No mundo, já são 13 milhões de pessoas que convivem com essa enfermidade.

Em entrevista, a nutricionista Hariane Bueno, responsável técnica do setor de nutrição de Santa Bárbara d’Oeste, destacou o papel fundamental da alimentação no controle do diabetes e orienta sobre hábitos alimentares saudáveis.

Segundo a especialista, a nutrição aliada a outros cuidados, pode ajudar a prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por isso, a cidade de Santa Bárbara d’Oeste oferece vários programas aos doentes.

“A Secretaria de Saúde tem várias ações durante todo o ano, ações nas Unidades Básicas de Saúde e uma das iniciativas que é voltada ao paciente com diabetes ou hipertensão é o ‘Faça Saúde’, um grupo educativo multiprofissional que faz orientações direcionadas para o cuidado e prevenção. Outra atividade é a ‘Sala de Espera Ativa’, que acontece durante o tempo que se aguarda por alguma consulta, onde são abordados diversos temas, como o diabetes, uma doença crônica não transmissível e também, por conta desse mês, como estamos com o Novembro Azul e o Dia Mundial do Diabetes, é intensificado o cuidado para a prevenção da doença”, explicou a nutricionista.

Além disso, a prefeitura promove o ‘Programa Qualivida’, que reúne vários setores, entre eles, a Secretaria de Saúde juntamente com a de Esportes, que promovem atividades feitas por educadores físicos com o objetivo de tirar as pessoas do sedentarismo. Há ainda o ‘Saúde Sem Tabaco’, um programa com médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas e psicólogos, todos voltados aos pacientes com comorbidades, que devem ter a vontade de participar e se inscrever na Unidade Básica de Saúde mais próxima.

De acordo com a especialista, há ainda uma outra iniciativa que estimula os profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste, através da educação permanente, para se capacitarem em relação às orientações alimentares. “Com base no Guia Alimentar que é a nossa diretriz no Brasil, esses peritos conseguem verificar nas consultas se há algum erro alimentar e já fazem adequações próprias para os pacientes com algum risco de doença, para ali mesmo já conseguir corrigir esse problema”, disse ela.

Os doentes ainda podem contar com a prefeitura na parte de medicação gratuita, conforme a prescrição do médico que faz o acompanhamento de cada um, tanto para prevenir, como de tratar quem já convive com o diabetes.

A nutricionista destacou o papel fundamental que a alimentação possui para prevenir a doença: “o diabetes do tipo 2, que acomete 90% dos diabéticos, pode ser prevenido com fatores de risco que podem ser modificáveis, como uma boa alimentação, a atividade física e não uso de álcool, tabaco e outras drogas”. Para ela, a regra de ouro do guia alimentar é comer alimentos minimamente processados, evitando os industrializados, como a base de se prevenir e controlar qualquer tipo de doença crônica e não apenas o diabetes.

Foto: Divulgação
Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também