quinta-feira, 21 novembro 2024
SOLIDÃO

OMS cria comissão para lidar com a solidão

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a solidão já é considerada uma epidemia global. A Comissão Internacional para Conexão Social deve durar três anos.
Por
Vanessa Oliveira
Foto: Shutterstock

A Organização Mundial de Saúde anunciou nesta quarta-feira (15) a criação da Comissão Internacional para Conexão Social, que deve tratar a epidemia de solidão. A Comissão tem como objetivo encarar a solidão como uma ameaça urgente para a saúde, promover a conexão social como prioridade e criar soluções em países de todo o mundo.

A solidão é um grande problema da modernidade e tem atingido de maneira mais intensa os idosos. Recentemente, a Unicamp publicou um estudo com algumas conclusões sobre o tema. Segundo os pesquisadores, a relação entre solidão e depressão já é bem documentada, com sentimentos comuns a ambos, a exemplo da percepção negativa das interações sociais e do senso antecipado de rejeição.

Além das associações significativas entre depressão e solidão e morar sozinho, idosos com alimentação não saudável e que avaliam seu sono e saúde em geral como de má qualidade também sentem solidão.

“Os jovens não são imunes à solidão. O isolamento social pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade, em qualquer lugar”, afirmou Chipo Mpemba, enviado da União Africana para a juventude.

A nova comissão terá na liderança Tedros Adhanom Ghebreyesus, o norte-americano Vivek Murthy e o enviado africano para a juventude Chido Mpemba. Participam ainda 11 políticos, líderes de opinião e defensores da causa. O projeto terá a duração de três anos.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também