Após passar por hospitalização para exames médicos na tarde de terça (06), o Papa Francisco, de 86 anos, passará no início da tarde dessa quarta (07) por uma cirurgia emergencial no Hospital Gemelli, em Roma.
O líder católico chegou ao Gemelli pouco antes das 11h30, no horário local romano (6h30 no horário de Brasília) saudado por fiéis e jornalistas que o acompanharam.
O argentino será submetido sob anestesia geral para a realização de uma laparotomia – cirurgia de abertura abdominal realizada para fins diagnósticos.
A informação foi divulgada na Sala de Imprensa do Vaticano, pelo diretor Matteo Bruni, afirmando que a internação aconteceu após duas audiências no Palácio Apostólico pela manhã.
“A operação, planejada nos últimos dias pela equipe médica que assiste o Santo Padre, tornou-se necessária devido a uma laparocele encarcerada que está causando síndromes suboclusivas recorrentes, dolorosas e agravadas.”, disse o Vaticano em nota.
Francisco deverá permanecer no hospital durante vários dias para permitir um pós-operatório tranquilo e a recuperação funcional completa.