Em uma ação coordenada em todo o território nacional, a Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (25) a Operação Terabyte, com o objetivo de combater o crime de abuso sexual infantil na internet. A operação conta com a participação de mais de 750 policiais federais e civis, que cumprem 141 mandados de busca e apreensão.
A escolha do nome “Terabyte” faz referência à unidade de medida de armazenamento de dados, simbolizando a grande quantidade de material ilícito que os criminosos costumam armazenar. A operação visa identificar, localizar e prender indivíduos que utilizam a internet para armazenar e compartilhar conteúdo de abuso sexual infantil.
A Coordenação de Repressão aos Crimes Cibernéticos Relacionados ao Abuso Sexual Infantojuvenil da Polícia Federal liderou a operação, que contou com o apoio da Agência de Investigação Interna dos Estados Unidos (Homeland Security Investigations – HSI). A ação demonstra o compromisso das forças policiais em combater esse crime hediondo e proteger crianças e adolescentes.
“A operação visa maior integração entre as forças policiais federais e estaduais, na persecução penal de criminosos que armazenam e compartilham material de abuso sexual infantojuvenil“, afirmou a Polícia Federal em nota.
A Polícia Federal reforça a importância da prevenção e orienta pais e responsáveis a monitorarem a atividade online de seus filhos, buscando proteger as crianças dos riscos da pedofilia.