Os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovaram, na sessão desta terça-feira (1º), dois projetos de lei relacionados à causa animal. As propostas tratam da castração e microchipagem de cães e gatos de famílias de baixa renda, além da permissão para a circulação de cães de terapia e assistência em espaços públicos e privados.
O primeiro projeto, apresentado pelo Executivo, autoriza a prefeitura a firmar convênio com o governo estadual para viabilizar a castração e a microchipagem de animais pertencentes a moradores de baixa renda.
“Este projeto é de suma relevância, pois destrava uma verba considerável de cem mil reais para a causa animal”, disse o vereador.
Já o segundo projeto, proposto pelo vereador Arnaldo Alves (PRD), permite a entrada e permanência de cães de terapia e assistência em intervenções assistidas com animais. A medida garante o acesso desses animais a todos os meios de transporte, bem como a locais públicos e privados de uso coletivo.
“Tenho certeza de que este projeto vai ajudar muito Santa Bárbara d’Oeste. Ele já foi aprovado em várias cidades do nosso estado e beneficiará idosos, crianças autistas e pessoas com outros tipos de condições que precisam dos cães”, afirmou o vereador Arnaldo Alves (PRD).
A aprovação dos projetos ocorre no início do “Abril Laranja”, campanha dedicada à conscientização e mobilização em prol da causa animal.