quarta-feira, 27 agosto 2025
CAPACITAÇÃO

Portal Trampolim oferece 4,5 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos no estado de São Paulo

Os cursos serão disponibilizados em três turnos: manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h)
Por
Nicoly Maia
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. Foto: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 4.550 vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional, com o objetivo de introduzir ou recolocar as pessoas no mercado de trabalho. Os interessados devem se inscrever pelo Portal Trampolim até o dia 4 de setembro.

Presenciais ou remotas
Deste total, 1.490 vagas são para aulas presenciais em 43 municípios e 3.060 vagas são remotas (disponíveis para todas as regiões). Os cursos serão disponibilizados em três turnos: manhã (8h às 12h), tarde (13h às 17h) e noite (18h às 22h).

A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas abertas.

As vagas estão distribuídas entre duas modalidades: 

  • Novo Emprego: voltado a jovens e adultos a partir de 16 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira. 
  • Meu Primeiro Emprego: direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho. 

Como se inscrever

Basta acessar o link, fazer o login na sua conta gov.br e escolher o curso desejado. Tudo isso dentro do prazo de inscrições, que vai até o dia 4 de setembro. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. 

Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.

As aulas têm previsão de início para o dia 15 de setembro. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também