sábado, 22 fevereiro 2025
Economia

Preço dos ovos atinge patamar recorde em fevereiro, aponta Cepea

A valorização da proteína foi impulsionada pela baixa disponibilidade no mercado interno
Por
Diego Rodrigues
Foto: Reprodução

O preço dos ovos registrou fortes altas ao longo de fevereiro, atingindo níveis recordes em termos reais em diversas regiões do país, de acordo com levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

A valorização da proteína foi impulsionada pela baixa disponibilidade no mercado interno e pela demanda aquecida ao longo do mês. Nesta semana, apesar da desaceleração típica das vendas no período, a oferta limitada continua sustentando os preços elevados nas praças monitoradas pelo Cepea.

Outro fator que preocupa o setor é a onda de calor que atinge várias regiões do Brasil. As altas temperaturas podem impactar diretamente a produção, a qualidade e a durabilidade dos ovos, o que pode manter os preços pressionados.

Segundo os dados do Cepea, entre os dias 12 e 19 de fevereiro, o preço do ovo branco a retirar (FOB) em Santa Maria de Jetibá (ES) avançou 1,1%, chegando a R$ 236,21 por caixa na última quarta-feira (19). Já o ovo vermelho registrou um aumento ainda mais expressivo, de 5% no mesmo período, com média de R$ 276,54 por caixa no dia 19. Ambas as médias representam recordes diários reais da série histórica do Cepea, considerando a correção pelo IGP-DI de janeiro de 2025.

Receba as notícias do Todo Dia no seu e-mail
Captcha obrigatório

Veja Também

Veja Também